Wilson Ferreira Junior

> 102-14, 102-15 >

UMA EMPRESA SÓLIDA E RENOVADA

A Chesf encerrou o ano de 2017 fortalecida, resultado de um trabalho com diretrizes estratégicas bem definidas. Trabalhamos fortemente nosso Plano Diretor de Negócios 2017-2021 e conquistamos resultados importantes para a Companhia.

Internamente, investimos na reestruturação organizacional, que passou a ter processos mais simples e ágeis, além de ter registrado uma redução significativa de custos. Também investimos em tecnologia. Novos sistemas de gestão estão sendo implantados para garantir que a Companhia tenha processos integrados e padronizados, tornando as informações mais seguras do ponto de vista de tomada de decisão.

Reforçamos nosso compromisso com a ética e a transparência nas nossas ações, realizando uma revisão do estatuto social para nos adequarmos à Lei 13.303/2016 (Lei das Estatais), que rege questões relacionadas a mecanismos de transparência e governança, e ainda lançamos a Política de Consequências, que estabelece compromissos corporativos de combate à corrupção.

Na operação, não só conseguimos retomar as obras em atraso e paralisadas, como reduzimos os custos operacionais, adequando-os às receitas sem comprometer o crescimento do negócio. A retomada do equilíbrio financeiro e o compromisso com a entrega dos projetos atraíram novos investidores, colocando a Companhia em um novo patamar no mercado financeiro.

Para o próximo ano, os desafios continuam. O ano em que completamos sete décadas será decisivo para o processo de privatização das empresas Eletrobras – uma iniciativa que só tem a contribuir com o nosso crescimento. Também será um ano para nos firmarmos no mercado como referência em geração de energia solar. Foram iniciados projetos pilotos, as plataformas Solar Petrolina e Solar Fotovoltaica Flutuante no Lago de Sobradinho (que juntas somam 8 MW) e um projeto de Heliotérmica, os quais nos colocarão à frente no mercado. Já avançamos muito contribuindo com o desenvolvimento do setor de energia do nosso país. E precisamos avançar ainda mais!

Wilson Ferreira Junior Presidente do Conselho de Administração