Relátorio

Este relatório reúne informações sobre o desempenho econômico- financeiro e socioambiental da Chesf no ano fiscal de 2017, incluindo todas as operações da empresa no Nordeste: 12 usinas hidrelétricas, duas usinas eólicas e uma usina térmica biocombustível. Também são apresentadas informações dos 10 empreendimentos – geração e transmissão – que a Chesf possui em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), embora não tenham sido escopo de análise dos indicadores GRI Standards.

O documento segue os padrões GRI Standards, opção Essencial ou “Core”. Para facilitar a localização dos indicadores, os números aparecem entre parênteses logo após o tema a que se referem. Por meio de um processo de materialidade, foram selecionados 168 itens de divulgação, distribuídos em 40 de perfil organizacional, 31 de forma de gestão, 72 de desempenho (13 econômicos, 2 ambientais e 30 sociais) e 25 do suplemento setorial. Os indicadores apontados nesse processo refletem o trabalho da Chesf relacionado às suas estratégias e aos desafios enfrentados em 2017, a partir da visão de seus principais stakeholders.



Esta publicação, assim como todos os indicadores considerados materiais para o negócio, pode ser acessada em: www.chesf.gov.br > Sustentabilidade > Visão Geral > Relatórios de Sustentabilidade

PROCESSO DE MATERIALIDADE

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Os temas abordados neste relatório foram definidos por meio de um processo de materialidade realizado com base nos padrões específicos da GRI G4 e Standard. Para apoiar o processo foram utilizadas como ferramentas o RepRisk1 e o estudo “Sustainability Topics for Sectors: What do stakeholders want to know?”2 da Global Reporting Initiative (GRI).

A Companhia optou por consultar stakeholders internos (executivos) para a priorização dos tópicos identificados no ciclo passado (2016), além de considerar conteúdos setoriais e entrevistas realizadas entre 04 e 07 de dezembro de 2017 com o próprio presidente, quatro diretores (Engenharia, Operação, Administrativo e Financeiro), cinco líderes (das áreas de Governança, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, Meio Ambiente, Relações Institucionais e Comunidades e Recursos Humanos) e, por escrito, com o presidente da Eletrobras.

Os critérios utilizados para a priorização envolveram questões de relevância para o negócio e a estratégia da Chesf, tendo em vista: implicações financeiras dos impactos relacionados ao tema, influência no desempenho de longo prazo, nível de risco de reputação envolvido e crescimento ou ganho de vantagem competitiva.

No total, foram identificados 16 temas considerados essenciais ao negócio. A partir disso, foi aplicado um formulário que permitiu uma classificação das percepções em relação à importância de cada tópico e o seu nível de impacto em: “muito importante”, “importante”, “pouco importante” ou “sem importância”. O resultado da priorização sinalizou cinco tópicos como muito importantes e 11 tópicos importantes.

TÓPICOS MATERIAIS 2017 >>>

> RANKING > > TEMA > > RELEVÂNCIA >
1 Desempenho Operacional Muito importante
2 Água Muito importante
3 Gestão de Risco e Crise Muito importante
4 Inovação, Diversificação e P&D Muito importante
5 Funcionários e Emprego Muito importante
6 Corrupção, Gestão e Ética importante
7 Saúde e Segurança importante
8 Sociedade de Propósito Específico importante
9 Questões de Conformidade importante
10 Comunidades importante
11 Matriz Energética importante
12 Mudanças Climáticas importante
13 Gestão de Fornecedores importante
14 Satisfação (Clientes e Funcionários) importante
15 Volume de Ativos importante
16 Biodiversidade importante

> 102-44 >

1 Ferramenta utilizada para identificação de riscos socioambientais.
2 Em português: “Tópicos de sustentabilidade para setores: o que as partes interessadas querem saber”.



Relátorio

Com esse resultado foi possível classificar o grau de importância dos tópicos para a Chesf e seus stakeholders, avaliando impactos (positivos e negativos) para ambos. Os tópicos materiais, aprovados pela Diretoria Executiva, tiveram a sua correlação com os principais indicadores de sustentabilidade e desempenho da organização e estão sinalizados ao longo do relatório, nos Anexos e no Índice Remissivo.

> 102-44 >

Relátorio Impactos
Saiba quem são

SAIBA QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS DA CHESF

> 102-42 >

A Chesf considera como stakeholder todas as partes impactadas de forma direta e indireta por seus resultados e ações. A identificação desses grupos de interesse é orientada pelas diretrizes do Planejamento Empresarial.

PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO

> 102-40; 102-43 >

A Companhia possui um conjunto de práticas de engajamento pré-definidas para se relacionar com seus stakeholders ao longo do ano. As ações podem variar entre reuniões, visitas, contatos telefônicos, e-mails, informativos de comunicação, contato pela central de atendimento aos fornecedores e pesquisas de satisfação com clientes, dependendo da necessidade de cada público. Também são realizadas atividades de grande mobilização, como: audiências públicas, campanhas realizadas com governo e sociedade, ações de qualidade de vida com empregados e familiares, e patrocínio de projetos sociais.

Essas práticas de engajamento auxiliam a identificar as percepções, sugestões e preocupações dos grupos, dando respostas e tratativas adequadas para cada situação. O diálogo com as partes interessadas da Chesf é norteado pela Política de Comunicação e Engajamento com Públicos de Interesse das Empresas Eletrobras, que tem como princípio:

  • > Agilidade e precisão.
  • > Capacitação, criatividade e inovação.
  • > Comprometimento e respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
  • > Conformidade legal.
  • > Eficiência e eficácia empresarial.
  • > Equidade e respeito à diversidade.
  • > Ética.
  • > Sustentabilidade.
  • > Transparência.
  • > Valorização e motivação das equipes de trabalho.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS DA CHESF E A FORMA COMO SE RELACIONAM:

> 102-40 >

ACIONISTAS E INVESTIDORES >>>

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Eletrobras: 99,5780% A Chesf, como empresa de capital aberto, está sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A política de relacionamento da Companhia é pautada pela divulgação de informações com transparência, caracterizada pelo respeito aos princípios legais e éticos, alinhados às normas a que está submetida como concessionária de serviço público.
A Companhia possui um canal de divulgação de informações em seu portal corporativo na internet, www.chesf.gov.br, link “Investidores”. A comunicação com seus acionistas é feita via atendimento telefônico, presencial e endereçamento eletrônico.
Ministério da Fazenda: 0,347%
Light: 0,016%
Outros: 0,059%

CLIENTES >>>

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Segmento Comercialização
Consumidores potencialmente livres: 12 O relacionamento com os clientes é realizado por meio de pesquisas anuais, contatos telefônicos, reuniões, mala-direta, e-mails, publicações no site da Chesf, divulgação em jornais e revistas, eventos como congressos e palestras, sites especializados do setor elétrico, e leilões de venda de energia.
Consumidores livres: 4
Distribuidores de energia: 49
Comercializadores: 14
Segmento Transmissão
Geradores IE e ICG): 401 O relacionamento com os clientes é realizado por meio de pesquisas anuais, reuniões e contatos diretos com seus gestores de contratos.
Transmissoras: 31
Distribuidores: 11
Consumidores: 21

FORNECEDORES >>>

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Fornecedores registrados na base de dados Com os fornecedores registrados em sua base de dados, a Chesf mantém, principalmente, relacionamento por meio de correio eletrônico, a fim de incentivá-los a participar de suas licitações.
Material: 16.710 fornecedores
Serviço: 11.683 fornecedores
Material e Serviço: 3.622 fornecedores
Fornecedores ativos em 2017 (com contrato vigente): 1.090 Com os fornecedores ativos e com os licitantes, a Chesf se relaciona mais diretamente por meio da Central de Atendimento a Fornecedores (CAF). Com pregoeiros, coordenadores de comissão de licitação e administradores/ fiscais de contratos, a Companhia se relaciona por meio de comunicações formais, correio eletrônico, circulares, reuniões, encontros e seminários, e publicações no website.

EMPREGADOS, COLABORADORES, ESTAGIÁRIOS >>>

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Empregados (força de trabalho): 4.122 Reuniões, encontros de órgãos normativos e operacionais, sistema de correio eletrônico, intranet, jornais internos, quadros de aviso e pesquisa de clima.
Empregados de empresas terceirizadas: 2.358
Estagiários: 0
Aprendizes: 114

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS >>>
> 102-40 >

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Bancos privados; bancos estatais e de economia mista; bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais; instituições de fomento; e fundos de investimento O relacionamento com as instituições financeiras é realizado por meio de contatos telefônicos, áudio e vídeo conferências, aplicativos de troca de mensagens, reuniões presenciais, e-mails, publicações no site da Chesf, divulgação em jornais e revistas, eventos como congressos e palestras.

ÓRGÃOS E PROGRAMAS PÚBLICOS >>> > 102-40 >

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Implantação de empreendimentos de geração e de transmissão integrantes do PAC.
Programa Pró-Equidade de Gênero – Secretaria de Políticas para as Mulheres Participação para implementação do Programa Pró-Equidade de Gênero na Chesf.
Conselho Municipal de Meio Ambiente - Paulo Afonso (BA) Participação de representante da Companhia no Conselho.
Conselho Municipal de Defesa Civil Participação de representante da Companhia no Conselho
Programa Luz para Todos - Ministério de Minas e Energia Coordenação, no Nordeste, do Programa Luz para Todos, pelo Diretor de Operação.
Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) - Ministério de Minas e Energia e Eletrobras Atuação no Nordeste, juntamente com a Eletrobras, para a implementação de projetos (PROCEL nas Escolas, Gestão Energética Municipal, Prédios Públicos e Reluz).
Fórum Nacional de Gestão da Ética das Empresas Estatais Apoio financeiro e representação da Companhia no Fórum.
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Participação em reuniões e audiências públicas, workshops e reuniões técnicas, envio de informações por meio de correspondências e mensagens eletrônicas.
Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Relacionamento Operacional: contato permanente entre os Centros de Operação da Chesf e o Centro de Operação do ONS sediado em Recife, visando a realização da operação do SIN.
Relacionamento Técnico-Normativo: ocorre entre os órgãos de operação, de estudos e de manutenção da Chesf com os órgãos de operação, de estudos e de planejamento do ONS sediados em Recife e no Rio de Janeiro, por meio de correspondências, telefonemas e reuniões.
Relacionamento institucional entre as Diretorias da Chesf e do ONS
Tribunal de Contas da União (TCU) A comunicação entre a Chesf e o TCU é formal e protocolar. O instrumento utilizado por esse órgão de controle é o ofício e, pela Chesf, a correspondência externa. Outra forma de comunicação estabelecida durante a execução dos trabalhos de campo é o “Ofício de Requisição” dirigido à Presidência da Chesf. A resposta da Chesf costuma ocorrer por e-mail ou por correspondência
Controladoria Geral da União (CGU) A comunicação entre a Chesf e a CGU é formal e protocolar. O instrumento utilizado por esse órgão de controle é o ofício e, pela Chesf, a correspondência externa. Outra forma de comunicação estabelecida durante a execução dos trabalhos de campo é a “Solicitação de Auditoria” dirigida à Presidência da Chesf. A resposta costuma ocorrer por e-mail ou por correspondência.
Comitê Permanente para Questões de Gênero do MME e Empresas Vinculadas Participação de representante da Companhia.

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E COMUNIDADES >>>

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Abrigo Cristo Redentor (Manutenção) A Chesf manteve relacionamento formal de parceria com essas organizações, para a realização de projetos sociais e ambientais por meio de convênios, termos de cooperação ou termos de parceria.
Hospital Nair Alves de Souza (HNAS)
Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários e pescadores do território do entorno da Barragem de Sobradinho-BA (Embrapa Semiárido)
Projeto Construindo Cidadãos do Amanhã (Instituto D. Helder Câmara)

SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE CLASSE >>> > 102-40 >

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) A Chesf mantém relacionamento com essas entidades sindicais por meio de reuniões periódicas e contatos formais para elaboração de Termo de Compromisso na Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
A comunicação também se dá por meio do acompanhamento do processo de Anistia relativo à Lei nº 8.878/1994 e a participação em Comissões Paritárias.
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Alagoas
Sindicato dos Eletricitários da Bahia
Sindicato dos Eletricitários do Ceará
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Pernambuco
Sindicato dos Eletricitários de Sergipe
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Piauí
Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte

UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA >>>

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Universidade Federal de Pernambuco Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) e cursos de diferentes naturezas acadêmicas (especialização, mestrado e doutorado).
Universidade Federal de Campina Grande
Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec)
Universidade de Pernambuco (UPE)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL)
Sunlution - Soluções de Geração Solar LTDA.
WEG S.A.
Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

IMPRENSA/MÍDIA >>> > 102-40 >

> DETALHAMENTO > > CANAIS DE COMUNICAÇÃO >
Jornais de grande circulação Ações que fazem parte das atividades diárias da Coordenadoria Especial de Relações Institucionais (CER):
- Envio de releases com sugestões de pautas positivas sobre a Chesf;
- Organização de entrevistas exclusivas e coletivas;
- Visitas de cortesia às principais redações;
- Atuação e presença da Chesf nas mídias sociais (Twitter, Facebook e Youtube);
- Notícias sobre a Companhia no Portal Chesf;
- Atendimento às solicitações de informações e pedidos de entrevista