
Este relatório reúne informações sobre o desempenho econômico- financeiro e socioambiental da Chesf no ano fiscal de 2017, incluindo todas as operações da empresa no Nordeste: 12 usinas hidrelétricas, duas usinas eólicas e uma usina térmica biocombustível. Também são apresentadas informações dos 10 empreendimentos – geração e transmissão – que a Chesf possui em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), embora não tenham sido escopo de análise dos indicadores GRI Standards.
O documento segue os padrões GRI Standards, opção Essencial ou “Core”. Para facilitar a localização dos indicadores, os números aparecem entre parênteses logo após o tema a que se referem. Por meio de um processo de materialidade, foram selecionados 168 itens de divulgação, distribuídos em 40 de perfil organizacional, 31 de forma de gestão, 72 de desempenho (13 econômicos, 2 ambientais e 30 sociais) e 25 do suplemento setorial. Os indicadores apontados nesse processo refletem o trabalho da Chesf relacionado às suas estratégias e aos desafios enfrentados em 2017, a partir da visão de seus principais stakeholders.
Esta publicação, assim como todos os indicadores considerados materiais para o negócio, pode ser acessada em: www.chesf.gov.br > Sustentabilidade > Visão Geral > Relatórios de Sustentabilidade
PROCESSO DE MATERIALIDADE
> 102-42, 102-44 >
Os temas abordados neste relatório foram definidos por meio de um processo de materialidade realizado com base nos padrões específicos da GRI G4 e Standard. Para apoiar o processo foram utilizadas como ferramentas o RepRisk1 e o estudo “Sustainability Topics for Sectors: What do stakeholders want to know?”2 da Global Reporting Initiative (GRI).
A Companhia optou por consultar stakeholders internos (executivos) para a priorização dos tópicos identificados no ciclo passado (2016), além de considerar conteúdos setoriais e entrevistas realizadas entre 04 e 07 de dezembro de 2017 com o próprio presidente, quatro diretores (Engenharia, Operação, Administrativo e Financeiro), cinco líderes (das áreas de Governança, Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, Meio Ambiente, Relações Institucionais e Comunidades e Recursos Humanos) e, por escrito, com o presidente da Eletrobras.
Os critérios utilizados para a priorização envolveram questões de relevância para o negócio e a estratégia da Chesf, tendo em vista: implicações financeiras dos impactos relacionados ao tema, influência no desempenho de longo prazo, nível de risco de reputação envolvido e crescimento ou ganho de vantagem competitiva.
No total, foram identificados 16 temas considerados essenciais ao negócio. A partir disso, foi aplicado um formulário que permitiu uma classificação das percepções em relação à importância de cada tópico e o seu nível de impacto em: “muito importante”, “importante”, “pouco importante” ou “sem importância”. O resultado da priorização sinalizou cinco tópicos como muito importantes e 11 tópicos importantes.
TÓPICOS MATERIAIS 2017 >>>
> RANKING > | > TEMA > | > RELEVÂNCIA > |
---|---|---|
1 | Desempenho Operacional | Muito importante |
2 | Água | Muito importante |
3 | Gestão de Risco e Crise | Muito importante |
4 | Inovação, Diversificação e P&D | Muito importante |
5 | Funcionários e Emprego | Muito importante |
6 | Corrupção, Gestão e Ética | importante |
7 | Saúde e Segurança | importante |
8 | Sociedade de Propósito Específico | importante |
9 | Questões de Conformidade | importante |
10 | Comunidades | importante |
11 | Matriz Energética | importante |
12 | Mudanças Climáticas | importante |
13 | Gestão de Fornecedores | importante |
14 | Satisfação (Clientes e Funcionários) | importante |
15 | Volume de Ativos | importante |
16 | Biodiversidade | importante |
> 102-44 >
1 Ferramenta utilizada para identificação de riscos socioambientais.
2 Em português: “Tópicos de sustentabilidade para setores: o que as partes interessadas querem saber”.

Com esse resultado foi possível classificar o grau de importância dos tópicos para a Chesf e seus stakeholders, avaliando impactos (positivos e negativos) para ambos. Os tópicos materiais, aprovados pela Diretoria Executiva, tiveram a sua correlação com os principais indicadores de sustentabilidade e desempenho da organização e estão sinalizados ao longo do relatório, nos Anexos e no Índice Remissivo.
> 102-44 >



SAIBA QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS DA CHESF
> 102-42 >
A Chesf considera como stakeholder todas as partes impactadas de forma direta e indireta por seus resultados e ações. A identificação desses grupos de interesse é orientada pelas diretrizes do Planejamento Empresarial.
PRÁTICAS DE ENGAJAMENTO
> 102-40; 102-43 >
A Companhia possui um conjunto de práticas de engajamento pré-definidas para se relacionar com seus stakeholders ao longo do ano. As ações podem variar entre reuniões, visitas, contatos telefônicos, e-mails, informativos de comunicação, contato pela central de atendimento aos fornecedores e pesquisas de satisfação com clientes, dependendo da necessidade de cada público. Também são realizadas atividades de grande mobilização, como: audiências públicas, campanhas realizadas com governo e sociedade, ações de qualidade de vida com empregados e familiares, e patrocínio de projetos sociais.
Essas práticas de engajamento auxiliam a identificar as percepções, sugestões e preocupações dos grupos, dando respostas e tratativas adequadas para cada situação. O diálogo com as partes interessadas da Chesf é norteado pela Política de Comunicação e Engajamento com Públicos de Interesse das Empresas Eletrobras, que tem como princípio:
- > Agilidade e precisão.
- > Capacitação, criatividade e inovação.
- > Comprometimento e respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
- > Conformidade legal.
- > Eficiência e eficácia empresarial.
- > Equidade e respeito à diversidade.
- > Ética.
- > Sustentabilidade.
- > Transparência.
- > Valorização e motivação das equipes de trabalho.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS DA CHESF E A FORMA COMO SE RELACIONAM:
> 102-40 >